Quanto tempo dura o amor de um narcisista?

O amor de um narcisista é um amor condicional, que depende do que a outra pessoa pode oferecer em troca. Pessoas narcisistas não amam de verdade, mas sim se apaixonam pela imagem idealizada que ele projeta sobre a outra pessoa. O amor de um narcisista pode durar muito pouco, ou até mesmo nunca existir.

Três fases importantes no relacionamento de um narcisista:

1- Idealização– Nessa fase o narcisista mostra-se muito interessado na outra pessoa, elogiando , fazendo muitas promessas incluindo promessas para um futuro brilhante. Nessa fase costuma ser meigo e criativo com a sua vítima. Se a outra pessoa for emocionalmente carente, o narcisista irá tirar o maior proveito possível da carência afetiva chegando a declarar o seu amor em questão de semanas, para conseguir o que deseja.

2- Desvalorização– Na fase de desvalorização, o narcisista começa a criticar, humilhar e desprezar a outra pessoa, fazendo com que ela se sinta culpada, insegura e inferior.

3- Descarte – Na fase de descarte, o narcisista termina o relacionamento de forma abrupta, fria e cruel, sem dar explicações ou mostrar remorso. Ele pode até já ter outra pessoa em vista, e repetir o mesmo ciclo com ela, sem importa-se com o sofrimento de quem ficou para trás.

O que a Neurociência diz sobre narcisistas

Estudos em neurociência tem identificado algumas características que podem prever o transtorno de personalidade narcisista.

Alguns pesquisadores identificaram uma mistura de traços de personalidade que podem prever o narcisismo, incluindo traços como afabilidade e traços anormais como antissocial e maquiavelismo.

Na psicologia moderna, o maquiavelismo é um traço de personalidade caracterizado pela tendência de enganar e manipular outras pessoas para seu próprio benefício.

O maquiavelismo é um dos três traços de personalidade que compõe a chamada Tríade do Mal, juntamente com a narcisismo e a psicopatia.

Quem são as vítimas de pessoas narcisistas?

As vítimas de homens narcisistas geralmente são mulheres com carências afetivas, dependentes emocionais, pessoas com baixo autoestima ou pessoas com crenças de incapacidade, que constroem perfis ilusórios do companheiro ideal e algumas mulheres chegam a afirmar que aquela pessoa é o “presente de Deus para a sua vida” mas até descobrirem que se apaixonaram por um perfil ilusório, o sofrimento será muito grande.

As vítimas de pessoas narcisistas podem sofrer com depressão , ansiedade e desenvolver outros transtornos mentais mais severos. A manipulação, o afastamento do convívio com a família e com os amigos, pode levar a uma sensação de confusão mental, desorientação e isolamento, porém, é necessário construir novos pensamentos sobre a própria vida para que a pessoa que está sendo manipulada pelo narcisista possa sair da situação de vítima para protagonista da sua história.

Sinais comuns que podem ajudar a reconhecer um narcisista:

Algumas características do abuso narcisista incluem o isolamento , dúvidas sobre o afeto de outras pessoas, inquietação, ansiedade, tristeza profunda que dura mais de três dias sem causa aparente, depressão podendo chegar à depressão profunda, e em alguns casos com parecer médico para internação.

Narcisistas são pessoas perigosas e podem adoecer não apenas a sua vítima mas também toda a família e crianças e/ou adolescentes que convivem com narcisistas, poderão desenvolver transtornos mentais, com prejuízos sociais e pedagógicos.

É muito comum que o narcisista construa muros de isolamento entre a vítima e familiares e se houver filhos de outro relacionamento, ele fará o que puder para que ninguém tenha acesso, afastando inclusive os avós do convívio com os netos o que caracteriza alienação parental, sendo passível de prisão, conforme a Lei 14.340 publicada em maio de 2022

    trilhesuamelhorversao.com
    trilhesuamelhorversao.com

    Psicoterapeuta.
    Psicanalista com especialização em saúde mental e Neurociência.
    Especialista em educação com especialização em Neuropsicopedagogia. Professora de Filosofia.
    Escritora e palestrante.

    11 comentários

    1. Um tema de extrema importância. Quantas pessoas não conheceram e conhecem um narcisista . Vivem presos com pessoas doentes. Quantos mais se fala, alerta e ajuda a se livrar de um narcisista.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *